Puberdade é o período de transição entre a infância e a vida adulta e é marcado por mudanças corporais e comportamentais.

Nas meninas, a puberdade pode iniciar entre 8 e 13 anos de idade. Nelas, o primeiro sinal de puberdade é o surgimento do broto mamário (telarca). Já a menarca (primeira menstruação) ocorre, em média, 2 anos após o surgimento do broto mamário. É nessa fase (entre o inicio da puberdade e a menarca), que a menina apresenta o estirão puberal (período no qual ocorre um aumento da velocidade de crescimento, que pode chegar a 8- 10cm/ano no sexo feminino).

Nos meninos, o período de início da puberdade vai dos 9 aos 14 anos. Neles, o primeiro sinal puberal é o aumento do volume testicular. Além disso, é nessa fase que os meninos vão apresentar mudança na voz e aparecimento de barba. O estirão puberal nos meninos ocorre cerca de 1 ano após o início da puberdade e a velocidade de crescimento nesse período pode chegar a 10-12cm/ano no sexo masculino.

Em ambos os sexos, no período puberal também ocorre o surgimento de odor axilar, pelos pubianos e axilares e acne.

A puberdade precoce é definida como o aparecimento de sinais puberais antes da faixa etária considerada normal. É muito mais comum em meninas do que em meninos e, na maioria das vezes (principalmente em meninas), não tem uma causa definida. No entanto, pode estar associada a algum processo patológico.

Entre os problemas associados a puberdade precoce estão: prejuízo no crescimento ( a criança para de crescer antes da hora e antes de atingir uma estatura adequada) e prejuízo social (a criança não está preparada psicologicamente para as mudanças que ocorrem em decorrência da puberdade, além de se sentir inadequada em relação aos colegas da mesma idade, que não estão passando pelas mesmas mudanças).

A puberdade precoce pode ser tratada com medicações, que irão bloquear a produção dos hormônios sexuais, até que a criança atinja uma idade adequada.

Porém, é importante ressaltar que nem sempre as crianças que apresentam sinais puberais antes da hora necessitam de tratamento medicamentoso, principalmente nos casos que ocorrem muito próximos da idade normal. Portanto, é muito importante que a criança seja avaliada por um especialista, que vai identificar os casos que realmente precisam ser tratados!